Pular para o conteúdo principal

POR QUE OS JUDEUS TÊM SIDO PERSEGUIDOS? O QUE É ANTI-SEMITISMO?

POR QUE OS JUDEUS TÊM SIDO PERSEGUIDOS? O QUE É ANTI-SEMITISMO?



Por que os judeus têm sido perseguidos? O que é anti-semitismo?

Apesar do termo "anti-semitismo" (cunhado no século XIX por um agitador alemão, Wilhelm Marr), pela sua etimologia, denotar hostilidade a todos os povos semitas, ele é usado especificamente para designar ódio ou rejeição aos judeus.

Esse ódio é muito antigo; existe desde que os judeus desenvolveram a consciência de uma religião e nacionalidade únicas, resistindo a todas as tentativas de absorção e influência de civilizações estrangeiras e muito mais poderosas, quando entraram em contato com elas. Essa resistência fez dos judeus "estranhos" e, como tal, rejeitados, logo odiados e, por fim, perseguidos.

O anti-semitismo moderno tem raízes religiosas, ideológicas e sociais. No sentido social, a complementação do processo de emancipação na Europa Ocidental e Central criou um pano de fundo para um atrito entre habitantes não-judeus e judeus, realimentando a rejeição ao "diferente" que insistia em manter sua identidade, mesmo sob a pressão de circunstâncias sociais, religiosas, econômicas e ideológicas. Essa rejeição tornou-se muitas vezes ódio, que se expressou em perseguições e "pogroms", ainda mais violentos que os dos períodos obscurantistas da Antiguidade e da Idade Média, agora em plena era da Emancipação e dos Direitos do Homem e dos Povos.

Sentimentos anti-semitas foram exacerbados até mesmo em países de estrutura democrática, suscitando decisões cruciais e radicais de povos motivados por emoções e incitações de caráter étnico, religioso ou econômico, e por ideologias preconceituosas ou racistas. Isto ocorreu por influência de elementos religiosos e nacionais que diagnosticaram um suposto comportamento alienado e separatista dos judeus e deram ênfase a aparentemente intransponíveis contrastes sociais e diferenças raciais. A demonização dos judeus serviu em muitos casos para encobrir problemas internos e consolidar uma união de objetivos difícil de conseguir em outros campos.

De fato, o anti-semitismo foi uma forma mitológica notável de racismo ao longo dos tempos, mas foi como expressão pseudo-racional de caráter ideológico que ele precipitou o Holocausto. O anti-semitismo "pós-Holocausto" ganhou maior fúria em uma nova forma: ódio ao Estado de Israel. Este ódio se iguala aos mesmos e velhos fatos, com novos ingredientes políticos, relacionados com o conflito Israel-Palestina, e é causa do severo anti-semitismo (leia-se anti-judaísmo) que existe nos países árabes e nos segmentos mais ou menos fundamentalistas do islã.

(© Museu Judaico/RJ, museujudaico.org.br beth-shalom).

Transcrito por:
Ernesto Neto - Eliyahu ben Avraham
http://www.sinedrion.com/


Postagens mais visitadas deste blog

ARTIGOS E POSTAGENS

OLÁ! SHALOM ALECHEM! TODOS OS NOSSOS ARTIGOS E POSTAGENS ENCONTRAM-SE NO SITE DO SINEDRION NO NING: www.sinedrion.ning.com O QUAL TEM UM LINK AQUI MESMO NESTE SITE LOGO ACIMA COM O SEGUINTE TÍTULO: Leia agora no blog: SINEDRION - סַנְהֶדְרִין   OBRIGADO PELA COMPREENÇÃO! QUE O D'US ETERNO VOS ABENÇOE E VOS GUARDE...  shalom vebrachá! ATT. ERNESTO NETO - eliyahu ben avraham Administrador do Site . www.sinedrion.com PS: ISTO NÃO É POR UMA DESCONTINUIDADE DESTE SITE , E SIM PARA UMA MELHOR COMODIDADE. CONTUDO POSTERIORMENTE IREMOS COLOCAR OUTROS ARTIGOS E POSTAGENS AQUI!
2012: Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto (27 de janeiro) O Dia Internacional de Lembrança das Vítimas do Holocausto (27 de janeiro), como ficou conhecido o extermínio de milhões dejudeus e outros grupos considerados indesejados pelo regime nazista durante a Segunda Guerra Mundial, é celebrado oficialmente em 27 de janeiro. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2005, para lembrar o dia da libertação dos prisioneiros do campo de concentração nazista de Auschwitz-Birkenau, no sul da Polônia, ocorrida em 27 de janeiro de 1945. O texto da resolução rejeita qualquer questionamento de que o Holocausto foi um evento histórico, enfatiza o dever dos Estados-membros de educar futuras gerações sobre os horrores do genocídio e condena todas as manifestações de intolerância ou violência baseadas em origem étnica ou crença. A resolução pede também ao Secretário-Geral que crie um programa de comunicação sobre o tema "O Holocausto e as Naç

ISRAEL PREPARA-SE PARA AS PRÓXIMAS FLOTILHAS

ISRAEL PREPARA-SE PARA AS PRÓXIMAS FLOTILHAS Apesar de Israel ter "aliviado" significativamente o bloqueio à Faixa de Gaza, permitindo que entrem por terra todo o tipo de materiais que não sejam armas ou produtos subjacentes, os "pacifistas", fazendo o jogo dos terroristas, preparam novas "invasões" com barcos vindos do Líbano, incluindo mulheres católicas e muçulmanas. A "flotilha libanesa" já recebeu luz verde para zarpar, sendo esperada pelos fuzileiros israelitas que já declararam que "se encontrarmos terroristas a bordo, não hesitaremos em atacá-los". "Estamos a preparar-nos para diversos cenários. Não é ainda certo quais barcos, se é que alguns virão, que tentarão chegar até Gaza. Nem quem estará a bordo. Em qualquer caso, impediremos qualquer barco de chegar a Gaza." - avisaram os comandos. Comentando acerca de alguns erros cometidos na intervenção ao "Marmara", porta-vozes da Marinha informaram que